terça-feira, 26 de junho de 2012

Emoções

Tem épocas em que fico num misto de emoções.
Umas me trazem satisfação outras me trazem confusão,
então pareço um vulcão entrando em erupção.
Emoção = comoção, que motim! que perturbação!
Com os pés no chão ou não, experimentando, vestindo , calçando, ficando bem ou não, mas vivendo as experiências das emoções.
Não há limites para as variedades das emoções, poderíamos fazer uma lista de quilômetros de comprimento, e ela seria infindável, sem limite algum para sua variedade.
Existem manifestações de emoções produzidas pelo sistema nervoso. Uma delas é a tensão muscular que produz dor. Hoje estou sentindo do lado direito do ombro; emoção causadora de tensão muscular. Tal coisa, dor me dá.
Emoção; causadora de medo dela não falar. Esta não me calará.
Emoções, podemos senti-las. Dificil é reprimi-las e sustar a ação da força da emoção, que nos leva a atos e comportamentos até de atuações teatrais, que produz o efeito de desejarmos sermos vistos, para exibirmos pompa e uma terrível soberba. Emoção = estar vivo. Como existir sem sensações, sem sentimentos que as emoções trazem? Seria ser sentenciado, condenado a não experimentá-las. Seria fenecer = a morrer,paralizar, extinguir, apagar o existir e o sentir.
Jesus chorou na morte de Lázaro. Jesus quando no pátio do templo encontrou pessoas vendendo bois e ovelhas e tudo mais, levou os discípulos a lembrarem o que as escrituras dizem sobre o que Ele diria: "O meu amor pela tua casa , ó Deus, queima dentro de mim como fogo." Jesus certamente estava irritado com os que estavam transformando o pátio do templo em um mercado de lucro injusto.
Jesus em sua pré-morte, disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte.
Elias disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida. Ele estava no limite das emoções, exausto.
Você sabia que um dos maiores pregadores da Coréia do Sul, David Paul yonggi Cho esteve em tamanha exaustão emocional que teve que parar 2 anos por causa de uma depressão.
Tal como Elias: ele precisou, descansar, dormir , se alimentar, para continuar a caminhada.
Elias precisou descansar fisicamente e emocionalmente e depois de se recuperar , pôde andar 300km. Sem deixar de ser humano e sem deixar de continuar tendo emoções e continuando a ser profeta.
Deixa eu te dizer uma coisa: Se vc se enquadra nestas situações, vc é normal, rsrsrs.
Quem vive neste mundinho chamado terra , se defronta e tem de encarar as emoções.
As emoções tensoras; podemos até substiui-las por emoções sadias... Claro que isto requer tentar manobrar os aborrecimentos corriqueiros, requer descanso e outras coisitas mais.
Podemos assim substituirmos emoções desagradáveis pelas agradáveis e com Cristo tal coisa é possivel. Porém apartar-se , deixar de ter emoções... impraticável coisa será.

11 comentários:

  1. Viver e não se emocionar.. é chorar sem lágrimas, é rir alegria.
    Muitos existem assim, porém, não vivem.

    ResponderExcluir
  2. Olá, passando pra registrar minha visita. Prometo ler e comentar, em breve! =)

    bjs!

    ResponderExcluir
  3. DESDE JÁ AGRADECEMOS A SUA PARTICIPAÇÃO DO NOSSO BLOG!
    PEDIMOS A VC QUE NOS AJUDE A DIVULGA-LO PARA QUE TODOS POSSAM SABER DO AMOR DE DEUS PARA CONOSCO!
    FIQUE NA PAZ...
    DEUS CONOSCO

    ResponderExcluir
  4. Concordo que somos normais por sentir alegrias, tristezas, dores, variações e instabilidades, tudo isso faz parte da nossa natureza complexa e maravilhosa.
    É verdade também que Deus nunca escondeu as enfermidades e instabilidades dos homens e mulheres da bíblia.(que bom!)
    Embora tenhamos muitos desconfortos na carne por causa da consequência do pecado original, sempre seremos a criação mais especial do Senhor nosso Deus.
    Imagem e semelhança de Deus, isso é o máximo.
    Sabemos que existem pessoas mais propensas a ter problemas físicos, outras são mais frágeis nas emoções, e ainda outras que tem os dois problemas.
    Algo que tem me chamado à atenção, é o fato de que cada vez mais os crentes não estão escondendo e tendo vergonha da realidade das suas dores.(isso também é muito bom)
    Nós temos que procurar identificar os nossos pontos fracos, e a medida do possível nos fortalecer, devemos também nos fixar mais nas coisas boas que temos para não cair no erro de nos acharmos as mais desgraçadas das criaturas.
    Bacana o seu texto Ana.
    Estou colocando hoje um pequeno texto com o título de: Sentimentos..
    Belezzzzzzzza Ana, quer dizer que você descobriu
    os blogueiros da família Peres?
    Até!

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz seja contigo ANA!
    Ana como lhe é de praxe mais um post fântastico, que tenho o enorme de prazer de ler em seu espaço!
    Como sempre trazendo exemplos vivos e de digna recordação para nos prestigiar de grandes homens, que não mediram esforços para executar a bendita obra de Deus, e que hoje são a mais viva prova do poder de Deus para aqueles que se encontram na dubiedade da fé.
    Minha irmã amada em Cristo vos peço desculpas por não ter vindo aqui antes, como eu tinha deixado um comentário estive em viagem, e cheguei a uns dois dias, e só agora que voltei à ativa na blogagem, graças a Deus...!!
    Ana sobre o post que eu postei rsrsrs... eu também o achei o máximo...hehehe...fica a vontade pode posta-lo.. nem era preciso pedir...
    Ana quero agredecer por sempre me prestigiar com sua preciosa presença e seus valiosos comentários, que Deus minha seja contigo e toda tua casa e familia e especialmente neste espaço, onde sempre encontro as perolas, o alimento da alma...boa semana e shalom!!!

    ResponderExcluir
  6. Ué, pareçe que estamos filosofando muito hem! quantas emoções né? Tempo de pensar... Beijos continue postando, era disso que eu falava.

    ResponderExcluir
  7. Ana, vc é uma linda, rsrs!!!
    Graças a Deus por abordar esse tema. A um tempo atrás a depressão, a exaustão emocional e o cansaço (até mesmo espiritual), eram vistos sempre com maus olhos pelos filhos de Deus.
    Ou era opressão, ou era opressão.
    Acho que o reconhecimento de nossas limitações nos leva a andar por um caminho incrível e necessário: a dependência do Senhor.
    Beijos, no amor de Cristo.

    ResponderExcluir
  8. Prezada Ana Claudia,

    Parabéns pelo blog, pelo conteúdo edificante! Obrigada pela visita ao meu blog, pelo comentário! Gostei de suas postagens corajosas, de conteúdo cristão, que mexem com quem lê!

    É verdade, é tão normal termos emoções, pena que alguns cristãos tenham aprendido que é melhor demonstrar apenas as "vitórias"!

    Se quiser trocar os links, para divulgação (nas nossas listas de blogs), me diga, terei prazer em estabelecer parceria com seu blog!

    Um abraço,

    Maya

    :)

    ResponderExcluir
  9. (Lucas 22:44) - E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.

    Para mim está é a maior transformação de uma tensão emocional transformada em matéria física!
    Obrigado por sua visita do IDAGOSPEL, que Deus continue te abençoando, gosto muito da maneira como você escreve. Acho que já disse isso antes a você.

    ResponderExcluir
  10. Ana graça e paz,amei seu blog e já estou te
    seguindo também...
    Ana se estamos contidos na graça somos "gentes livres"e ninguem pode constituir juizo sobre nós,nossas emoções sendo perfeitas ou imperfeitas,continuará sendo a própria glória de Deus mostrada,revelada e manifestada,um forte abraço...

    ResponderExcluir
  11. Ana obrigada pelo seu comentário,sabe fico muito feliz em conhece-la.Seu blog é abençoado.
    Te desejo um novo ano de unção,presença de Deus,
    e Paz.Abraços

    ResponderExcluir