segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O Evangelho Contemporâneo I - Verdade ou Inve$$$timento?

As leis de Deus foram criadas para o nosso bem , porque tudo que Deus faz é bom. Porém hoje muitos de nós estão se utilizando da palavra que nos foi dada para suprir as necessidades do povo de Deus, violando-as para seu próprio bel prazer, para suas próprias razões.
Infelizmente ainda existem os fariseus do século XXI, usando a palavra para propósitos escravizantes em vez de trazer liberdade e equilíbrio. Deus é a nossa única fonte de verdadeiro êxito e não as regras , os métodos impostos pelo sistema governamental de homens que se instalou no meio da igreja, levando muitos a falsa liberdade e a um permanente e indiscutível viver somente de conquistas. E assim, as pessoas não estão mais querendo ouvir a verdade, e sim aquilo que mexem com suas emoções, com um evangelho muitas vezes desequilibrado que foca na teologia da prosperidade e esquecem do evangelho que diz: "Ainda que a Figueira não floresça"...
Não estou aqui no intuito simplesmente de fazer críticas, creio na lei da semeadura, creio que se plantarmos em boa terra teremos boas colheitas. Porém desejo o equilíbrio que há no verdadeiro evangelho. Já passei situações em que "pseudos profetas" fizeram a igreja desafios financeiros prometendo com datas marcadas vitórias que não chegaram, e assim, muitos caem neste conto de fadas. E é hora de dizermos a igreja como está escrito em Gálatas 3: Ó Gálatas sem juízo! quem foi que enfeitiçou vocês?
Entendam, já tive várias experiências tremendas com Deus no que diz respeito a semear,e creio que assim como existem os falsos profetas, existem homens também como Paulo, que lançam propósitos com objetivos fundados no verdadeiro evangelho. Experimentei colheitas de forma sobrenatural, colheitas que marcaram minha vida e estreitaram meu relacionamento com o Senhor, me fazendo comtemplar de forma linda a sua fidelidade. Porém, todas as vezes que isto aconteceu foram direções diretas de Deus que me trouxeram convicções para tais atitudes no que tange respeito ao semear. Não foram vozes de homens e sim daquEle que não é homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa. Tenho aprendido também que uma das terras mais férteis para semearmos é missões além de aprender que é também um privilégio. Se lermos Gálatas veremos Paulo querendo ajudar os gálatas a verdadeira liberdade e vida que há em Jesus, pois naquele tempo como hoje existiam falsos mestres que se esforçavam para levar o povo a escravidão da lei judaica. E hoje estamos vendo a moda que oferece resultados assombrosos, porém custam dinheiro e pode acreditar, os resultados são temporários e por vezes nem acontecem. O que Deus nos deu não custa nada, já foi pago um alto preço na cruz, não se deixem enganar.
Tudo que fizermos deve ter a base do amor que nos levará ao verdadeiro relacionamento com Deus, a um viver e a ações que serão resultado do nosso amor pelo Senhor, não nos deixando aceitarmos outro evangelho senão o evangelho da graça de Cristo.

15 comentários:

  1. Concordo que devemos abolir essa nova "Teologia da Prosperidade", porque Jesus em nenhum momento disse que quem o seguisse seria próspero, saudável e feliz, Ele disse "Quem quiser vir após mim tome sua cruz e me siga". O apóstolo Paulo orou pedindo que Deus lhe tirasse o espinho da carne, mas Deus não retirou e continuou sendo seu Deus "A tua graça me basta" disse Paulo e Deus disse "O meu poder se aperfeiçoa na tua fraqueza". Tenho visto muitas pessoas se afastando da igreja porque dizem "não aceitar" doenças, desemprego... Essas pessoas foram iludidas, foram para a igreja pelos motivos errados, foram pra igreja em busca de prosperidade, não para adorar a Deus e ter um relacionamento mais íntimo com Ele. Essas pessoas não sabem que ter um relacionamento com Deus e seguir Jesus é ser perseguido, é ter espinhos na carne, é depender da Graça dEle, reconhecer que NADA do que fazemos nos torna merecedores do sacrifício que foi feito por nós e que o simples fato de estar dentro de uma igreja ou de dizimar e ofertar (que é nossa obrigação!) não nos faz melhores que os outros...
    Abaixo a "Teologia da Prosperidade", viva o Evangelho da Salvação!!!

    ResponderExcluir
  2. Ana, até agora este é um dos textos que eu mais gostei.
    Suas palavras mostram a maturidade de quem tem experiências de que o Senhor é bom.
    Nós precisamos sim de resultados, mas não podemos vincular a nossa fé e o nosso amor a Deus só porque tudo está correndo como desejamos.
    Concordo que o melhor investimento é missões, e que o mundo que se chama Cristão desvirtuou quase que completamente o verdadeiro objetivo do evangelho.
    O Senhor Jesus nos mostrou o que é ser fiel ao Pai mesmo em meio as grandes contrariedades por que passou.
    Gostei muuuuito desse post.
    Belezzzzz................

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana!
    Gosto de posts assim, onde mostramos nossas fraquezas e nossa constante busca. Isso é crescimento.
    Veja que as questões existenciais da humanidade são as mesmas desde "os tempos bíblicos", só muda o formato, visto que são em cima dos anseios do coração.
    É antigo isso de querer pra si de tal forma que se esquece do "sair do si-mesmo" que é a proposta do Evangelho da Graça, como bem coloca a Nanda acima.
    Eu acrescentaria APENAS o que disse ainda Paulo sobre o amor àquela igreja de Corinto composta de gente vaidosa e cheia de si mesma exibindo supostos dons espirituais, baseados em coisas temporais.
    E ele arremata sobre tal meninice: quando eu era menino FALAVA como menino, SENTIA como menino; PENSAVA como menino; quando cheguei a ser homem, DESISTI das coisas próprias de menino.
    Parabéns pelo post.
    Beijo
    R.

    ResponderExcluir
  4. Ana, paz seja contigo!
    Minha irmã vou com onosso irmão Antonio Perez!
    Bom... o evanglho vem sendo deturpado ao longos dos anos, por homens que cruéis que não tem tem temo e nem tremor diante de Deus.
    Mas sim uma ganância dentro de seu ventre.
    Fico triste de admitir oque consta em seu texto como verdadeiro, mas nessa tristeza é que me separa desse evangelho pragmático da perdição, por vêr o senhor, usando você como veículo da verdade, me da ânimo para me concentrar e seguir o que é verdadeiro.
    Paz parabéns pelo texto.
    Deus abençoe sua vida para que você possas sempre fazer mais abordagens como esta.

    ResponderExcluir
  5. Irmã Ana, que bom que o seu marido é lindão he he he ........................
    Ultimamente minha esposa está se esforçando para ver pelo menos a minha beleza interior kkkkkkkkkk
    Agradeço por você ter me colocado na categoria dos simpáticos, minha filha casada veio me visitar no domingo e tirou essa foto que está no perfil, ela ficava falando com todo o carinho: Encolhe o nariz, encolhe o nariz, mas num deu, fiz o melhor que pude kkkkkkkkkkkkkkkk
    .
    Irmã, você sabe que Deus já fez o melhor por nós quando nos deu a fé que nos ajuda a caminhar certos da vitória apesar das lutas.
    Sarah perseverou no que lhe estava proposto pelo Senhor, e pela fé venceu.
    Pensando nas dificuldades que cada um de nós tem que enfrentar, escrevi no mês de Agosto: Dores que ensinam. Se puder dá uma olhada.
    .
    Sabe, eu visito o seu blog e sempre o farei porque você escreve textos bacanas e de conteúdo.
    .
    Sempre fui batista e trabalhei com evangelismo, nos últimos anos liderei um trabalho hispânico lá. Não sou pastor da Bola de Neve, fazem 2 anos que estou lá e amo aquele trabalho.
    Conheço e amo os batistas, e tenho aprendido a conhecer e amar os da Bola de Neve, creio que todos nós somos pura benção...........
    .
    Ana vou dizer pra você o que o Apóstolo João disse para Gaio: Desejo que você prospere em todas as coisas, e tenhas saúde, assim como é próspero o teu espírito. Amém!

    ResponderExcluir
  6. Graça e Paz amada irmã! Deus continue a abençoando celestialmente! Glória a Deus por sua vida! Os homens realmente estão deixando a desejar hein? "Uma flor entre os espinhos" é como classificoseu comentário. Creio e me submeto ao versículo sagrado citado. Que você possa ser sempre um reservatório da Palavra de Deus e venha cada vez mais a brandir e empunhar a "Espada do Espírito que é a Palavra de Deus" (Efésios 6:17)

    Obs: Se nos permitir (a mim e ao Profº. Ednaldo Brasileiro) iremos colocar alguns dos seus artigos no nosso blog, certo? É uma honra tê-la como irmã no Cordeiro!

    Evangelista Eduardo França (Pentecostal, Fundamentalista e Apologista-Polemista)

    ResponderExcluir
  7. Irmã Ana Claudia, é para mim um privilégio poder estar participando de seu blog, pois vejo que a irmã tem compromisso com a palavra de Deus. Isto muito me alegra, pois precisamos falar a verdade e pregar o verdadeiro evangelho. Parabéns pelo excelente blog. Apaz do Senhor!

    ResponderExcluir
  8. Irmã Ana Claudia;

    Graça e Paz;

    Parabéns pelo belo texto muito bem explanado com muita avidez e clareza, você tocou em um ponto importantíssimo, no que diz respeito ao evangelho pregado por muitos nesses últimos dias. Costumo dizer que muitos já não se preparam mais para elaborar um texto, ou uma mensagem que venha da parte de Deus e estão usando o Ivangelho Fast Food, são os animadores de púlpitos, que o Eterno tenha misericórdia da sua Igreja...

    Deus abençoe seu ministério.

    Ev. Anderson Araujo.

    ResponderExcluir
  9. Prezada Ana,
    Ao ler o maravilhoso texto, pude perceber alguns pontos que considero relevantes e que não tenho visto presentes em alguns artigos que tenho lido nesse contexto. Percebi coerência, respeito, sabedoria no tratar o assunto ao mesmo tempo que a palavra desperta a própria autora a estar atenta para não cair em tais engodos. Isto representa humildade, valor inerente do Senhor Jesus e que precisa ser vivênciada pelos filhos de Deus na terra. Que Deus a abençoe rica e abundantemente nesta maravilhosa obra que Ele tem confiado à sua vida.
    abraços,

    Em Cristo Jesus

    Pastor Waldyr

    Blog pessoal do Pastor.
    http://maturidadeemcristo.blogspot.com

    Blog da Igreja.
    http://casadeoracaocehab.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Minha querida excelente matéria. Sou pregador da palavra e minha luta diária é justamente conscientizar os irmãos que o evangelho não é comércio, como cura, prosperidade etc.. o mais importante e que devemos colocar todas as nossas forças, é agradar a Deus em tudo, buscando primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas nos serão acrescentadas, porém, caso a cura a prosperidade não virem, o teu nome está escrito no livro da vida, é melhor ser pobre e doente mas morar no céu, do que correr atrás de falsos pregadores, que são verdadeiros mercenários, enganadores, utilizando-se da inocência religiosa de alguns, que com muiuto sacrifício dão seus dízimos e ofertas.
    Que Deus continue te abençoado.

    ResponderExcluir
  11. Até que enfim...cheguei!!!!

    Realmente é que estou no último semestre e não quero entrar o semestre com tudo amontoado, então quase já terminei meu tcc isso me trará uma folguinha kkk
    Querida primeiro muito obrigado pelos seus ricos comentários no meu blog, e quero te parabenizar pelo seu blog, está com um visual muito bonito e com textos que valem a pena ler.

    Quanto a este texto...concordo em genero, numero e grau!!!!!!!

    bjssss

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana!
    Voltei aqui para denunciar um absurdo que faz parte desse post: essa semana passei por uma placa na rua que dizia "IGREJA FULANA DE TAL, A IGREJA COM RESULTADOS!" Eu fiquei indignada, igreja não é empresa, não é comércio, as pessoas ficam indo atrás de igrejas que prometem coisas materiais, curas miraculosas, restituições poderosas, parece até aqueles cartazes de macumbeiros que dizem "trazemos seu amor em 3 dias"... O pastor da minha igreja está sempre falando sobre isso: A Igreja é noiva de Cristo, nós somos os seus membros, nós não vamos a igreja para ver "resultados", mas para ter um relacionamento íntimo com o Senhor de nossas almas, aquEle que nos deu, por sua Graça, a Salvação em Cristo Jesus. Dinheiro, saúde, nada disso é tão importante quanto ter um relacionamento íntimo com o Pai. "Nu saí do ventre da minha mãe e é nu que voltarei para lá", aposto que os pastores dessas igrejas não pregam no livro de Jó... O que será que os pastores dessas igrejas ensinam nos púlpitos? Será que eles ainda vendem "rosas ungidas"? Será que eles fazem propósitos com valores pré-estabelecidos? Desse jeito voltarão a vender "terrenos no céu" e indulgências...

    ResponderExcluir
  13. o povo só quer milagre e dinheiro, jesus que é bom nada.
    é a palavra de Deus se cumprindo...

    big bjão, fique na paz!

    ResponderExcluir
  14. Ooooiiiii, Ana!!! Minha prima perdida no mundo dos Moreno- kkkk.
    Saudades de nossos contatos!
    Eu estive fora, parei um pouco, viajei e agora que voltei vc fez parte das primeiras pessoas pra quem escrevi.
    Sempre leio suas palavras nos blogs da minha irmã e do meu tio (vixe, cê viu como ele é sem maquiagem???-kkk).
    Gosto muito de ler suas considerações e idéias.
    Preciso de um tempinho pra me atualizar na sua verborragia, pois estou beeem atrasada.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  15. Meo Deossssss!!!!
    Como ficou lindo seu template novo!!!!!
    Você vai ter que me ensinar a fazer personalizadinho assim!
    Confesso que em Dezembro tentei mudar o meu várias vezes, mas a perda de gadgets era grande e bagunçava demais o layout...aí desisti-kkk.
    Beijos e volto logo.

    ResponderExcluir