sexta-feira, 9 de abril de 2010

Não Perca a Esperança

Olá irmãos! Ando meio sem tempo para escrever, pois tenho me dedicado no momento aos estudos no Seminário. Mas a finalidade deste blog é edificar sua vida e sempre que encontrar uma mensagem que me abençoa vou estar compartilhando com vcs.


Você já esteve em meio a um momento de grande batalha onde, de repente, você tem a impressão que a sua fé parou de funcionar? Talvez você estivesse orando a Deus e crendo em sua cura, libertação financeira ou até mesmo a salvação da sua família. Espiritualmente tudo estava no lugar: você encontrou as escrituras que lhe prometiam o que você precisava, e estava atirando palavras de fé como uma metralhadora. Mas com o passar o tempo a sua “bateria espiritual” começou a enfraquecer, e o poder que você tinha no começo da situação agora parecia mais fraco. Por isso você começou a suspeitar que nada iria acontecer.

Em desespero você tentou acabar com aquelas dúvidas dizendo tais palavras mais alto e mais longamente. Você tentou forçar a sua fé para funcionar e não conseguiu. Você continuou enfermo, sem dinheiro e sem seus parentes salvos, e ainda se perguntando: “O que aconteceu de errado?” No final você apenas pensou que era um fracasso de fé. Mas o que eu estou para lhe dizer poderá mudar a sua vida, porque mudou a minha.

O que você experimentou não foi o fracasso da fé, mas a queda da sua esperança. Muitos crentes não prestam muita atenção na esperança. Eles não pensam que ela seja importante tanto quanto a fé. Mas a verdade é que a fé não funciona sem a esperança. Isso porque a “Fé é a certeza daquilo que se espera (...)” (Hebreus 11.1). Algumas vezes digo que a esperança vem antes da fé; quando a esperança é perdida a fé fica sem alvo, fica sem missão a cumprir, atira para todos os lados.

Muitas vezes confundimos esperança com desespero. Lembro-me que muitas vezes já entrei no quarto para orar em desespero e não parava de falar a palavra e confessar as promessas de Deus para mim; porém, o meu coração continuava inquieto. Um dia Deus me disse que ficasse calado e apenas contemplasse o que Ele pode fazer. Outras vezes confundimos esperança com desejo. Pessoas no mundo dizem: “Bem que eu gostaria de receber um aumento”, sendo que na verdade o que eles estão dizendo é: “Bem que eu gostaria, mas sei que não vai acontecer”. O tipo de esperança de que a palavra de Deus nos fala não é como a do mundo, baseada em desejos ou necessidade. Ela é baseada em nossa aliança com Deus e na unção que Ele já providenciou nessa aliança. De fato, Efésios 2.12 diz: “(...) estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo”.

A esperança da palavra é aquela que você mantém diante dos seus olhos e também no mais íntimo do seu coração, e a partir daí você começa a montar a imagem em seu coração. A esperança começa quando você começa a se ver com o que Deus prometeu a você. Quando você tem esperança, você então tem uma expectativa sobrenatural em relação àquilo que Deus prometeu a você. O apóstolo Paulo fala sobre essa expectativa sobrenatural em Filipenses 1.19,20: “Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação, segundo a minha ardente expectativa (...)”.

Não perca a sua esperança; antes, pelo contrário, alimente-a pela palavra e troque o desespero pela expectativa.

Pr. André Valadão

8 comentários:

  1. Lindo texto.
    A esperança alimenta a fé.
    É verdade, nossa esperança deve estar baseada em valores eternos.
    .....
    Bacana o seu esforço nos estudos.
    Firmeza Ana!

    ResponderExcluir
  2. Paz irmã Claudia.

    Estou passando para agradecer por suas palavras em meu blog e espero ser sempre fonte de edificação para sua vida e de sua família.

    Já estou lhe seguindo, mas fique calma, é só aqui no blog.Rsrsrsrs.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Paz Amada !

    Agradeço sua visita no Blog, e a parabenizo pelas maravilhosas msgs e trabalho.

    Beijinhos e Deus te abençoe cada vez mais : )

    ResponderExcluir
  4. Ola, graça e paz!!

    A esperança é o sonho do homem acordado
    Vamos ter esperança!!

    ResponderExcluir
  5. PAZ DO SENHOR AGRADEÇO O COMENTÁRIO!
    UM BOM FIM DE SEMANA PARA SI TAMBÉM. QUE DEUS A POSSA ABENÇOAR E QUE TODOS, COM OS NOSSOS BLOGUES POSSAMOS EDIFICAR AOS OUTROS E GLORIFICAR A DEUS. DOMINGO DE PAZ!

    ResponderExcluir
  6. Fala prima!
    Depois de uma temporada distante da net consegui voltar. Você sabe q esses dias foram muito agitados. Uma nova realidade que mexeu com meu tempo. Mas agora paresce que as coisas estão se ajeitando novamente.
    Um grande abraço
    Graça e paz

    ResponderExcluir
  7. Oi, Aninha!

    Gostei demais de ler esse texto!

    É verdade...

    Tem certos dias em que a gente fica um pouco desesperançosa, e nem tanto por pedidos e/ou promessas rss mas porque a intolerância ao nosso redor mexe um pouco com nosso emocional, principalmente em pessoas assim que nem euzinha, muto sensível e tem dia que ainda tá mais (risos)

    Mas o bom é que em vez de desespero a gente tem boas expectativas mesmo, sem pressa, sendo LEVE, mesmo que o caos lá fora diga queira dizer que não.

    Beijo grande!!!

    R.

    ResponderExcluir
  8. Irmã Ana....onde tá-tú....
    Eu não perco a esperança de que uma hora destas você coloque algo pra gente ler.
    Por aqui a vida está innnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnndo.!
    Ana lúcia e Gerson estão indo bem.
    Para o alto e avante.
    Uma música dos vencedores:
    Nas estrelas vejo a Sua mão, e no vento ouço a Sua voz, Deus domina sobre terra e mar, tudo Ele é pra mim,,,,,,,,Té que um dia Seu amor senti, Sua imensa Graça recebi, descobri então que Deus não vive longe lá no céu sem se importar comigo....Mas agora ao meu lado está, cada dia sinto o Seu cuidar ajudando-me a caminhar, tudo Ele é pra mim.....
    ....
    Desejo tudo de bom pra todos vocês..

    ResponderExcluir