domingo, 30 de maio de 2010

Antídoto à paralisia

Oi estou passando pelo nosso espaço de novo . Tem tempo, né?
Mas só quero compartilhar algo que estava lendo e passei um tempinho meditando, refletindo sobre o texto de Marcos 2.
Bom ,diz o texto que Jesus havia voltado para a cidade de Cafarnaum e logo a noticia se espalhou que Ele estava em casa. Diz que muitas pessoas foram até lá e ajuntou-se tanta gente que não havia lugar nem do lado de fora, perto da porta. Enquanto Jesus estava anunciando a mensagem trouxeram um paralítico.
Então quero destacar alguns pontos que me chamaram a atenção:
1. Ele estava em casa, pensei. Logo fiz uma identificação com o lugar onde Jesus habita. Jesus habita em nós. Esta casa sou eu,você, o lugar onde Ele está.
2. Ajuntamento de pessoas, refere-se há um aglomerado de coisas que nos cercam e entulhos que se juntam dentro de nós.
Não havia lugar nem mesmo do lado de fora perto da porta. Você sabia que antigamente as entradas das portas eram denominadas lugares de maior afluência de pessoas para negociarem, para conversações e passatempos?
E nesta porta da casa que somos nós, cidade que somos nós, havia uma movimentação enorme. Ninguém conseguia sair ou entrar. E quantas vezes estamos assim, coisas estão nos adentrando, nos entulhando... Lutamos também para que elas muitas vezes saiam, mas estamos como neste contexto cercados e apertados. Porém a verdade está lá, dentro da casa. Para limpar , perdoar, curar, sendo anunciada para fazer valer um direito que é nosso, sermos livres. Mas o que nos cerca nos paraliza. Deixamos que seres humanos com suas características, cada qual com um caráter, seus traços psicológicos, modo de ser , sentir , agir, qualidades mas também defeitos inerentes às pessoas exerçam esta influência em nós, em nossa casa. Esta afluência de pessoas, e o incômodo que permitirmos que tais destes grupos nos tragam nos afastam de Jesus. Nos tornamos sem ação , pois dentro da casa e fora dela tudo ficou tão aglomerado , tão apertado. Entramos num marasmo e paralisia espiritual que nos leva até mesmo a perda da função motora no corpo. Jesus continua dentro da casa, a verdade está lá dentro. Mas não conseguimos nos mover, paramos e ficamos distantes dele. Então pensei quando aqueles homens fizeram um buraco no telhado em cima do lugar onde Jesus estava. Pois é exatamente neste momento que é necessário algo drástico: A fenda na casa. A abertura, o furo tem de ser feito e é preciso abrir caminho, penetrar em cima do lugar onde Jesus está. Ele está lá dentro, temos que entrar. Quando a biblia fala de coração, está falando da mente. E quando a mente é aberta entendemos que precisamos descer, abaixar, sair do lugar, vir a nivel inferior e reconhecer que estamos enfermos da alma. E muitas das vezes por causa de pecados somos levados a uma comodidade quanto a tudo ao redor que nos mantem sobre um leito de escravidão. Então é necessário humilhar-se, descendo e descendo, até nos aproximarmos do único que pode nos livrar das cadeias e paralisias espirituais, emocionais , comportamentais que nos impedem de proceder com fé e ousadia, nos levando ao reconhecimento que precisamos de arrependimento para recebimento de perdão que suscitará a nossa cura. Este texto me levou a pensar nestas coisas e entender que é necessário mostrar-se e também tirar de nós o que cobre a nossa visão de Jesus e transpor todas as barreiras já citadas acima. Ao nos movermos em direção a Ele, logo nos é oferecido ânimo,sentença de desculpados e de remissão de pena.
Jesus não veio somente para curar os problemas físicos, mas também para solucionar o problema do pecado. Repare que não foi suficiente para Jesus pronunciar as palavras de perdão; Ele provou sua autoridade e intenção com ação. Da mesma maneira não é suficiente pronunciarmos somente palavras de fé. É necessário como casa em que Ele está nos desvencilharmos do amontoado de coisas,como: passatempos excessivos, conversações desnecessárias, não permitir que grupos de pessoas com seus inerentes defeitos nos incomodem sobremaneira e não perdermos a função motora no corpo nos tornando paralíticos e etc e tal. Devemos agir de forma responsável se esperamos limpeza espiritual e sanidade física.
Enfim,façamos como Jó no cap 31:34. Ele disse: "Porque eu temia a grande multidão, e o desprezo das familias me apavorava, e eu me calei e não sai da porta."... E aqui e eu me refiro a Jesus como a Porta. Não permita que a grande multidão e o que te apavora te impeça de estar na segurança da sabedoria que é Jesus. Saia do leito de tudo que te paraliza e ande! Abra o caminho em sua mente , coração , retenha a palavra e vive!

10 comentários:

  1. Oi, Aninha, quanto tempo!

    Interessante a riqueza inesgotável que nos oferecem as passagens do Evangelho.
    Eu lia esse trecho salientando a importância da amizade. Pois Jesus curou o paralítico na alma e fisicamente por ter visto a fé daqueles amigos que tiveram aquela idéia meio maluca de entrar de forma diferente.

    É realmente incrível constatar que quando a gente quer com sinceridade esse Jesus MARAVILHOSO na nossa vida sempre há uma meio...

    Beijo grande!

    R.

    ResponderExcluir
  2. Ops, "uma" meio, não! Um meio (de se chegar a Ele)
    Foi mal! Distraída que sou :)

    ResponderExcluir
  3. Ótima interpretação,
    que Deus continue te inspirando assim

    PAZ.

    ResponderExcluir
  4. ÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔiiiiiii.......Irmã Ana!
    TÈ que enfim umas palavras,,,,
    Ser dona de casa, esposa, mãe, estudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrrrr,,,,È molezzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzaaaaaaaa!!!!!!
    Como sempre você trouxe uma bela reflexão.
    Suas palavras trazem bons conselhos.
    Devemos sim, deixar de perder tempo em coisas inúteis, tomar cuidado e identificar as opiniões de muitos que deixaram de acreditar e lutar, e que muitas vezes querem nos aconselhar até mesmo com boas intenções, mas as suas palavras não são coerentes com aquilo que o Senhor deseja para nós.
    Pessoas que fazem a diferença para Deus são aquelas que nunca deixam de acreditar e buscar.
    Está escrito que quando conhecemos a Palavra da Verdade, ela nos liberta.
    Todos nós que temos conhecido esta Verdade devemos viver e nos comportar em novidade de vida, é isto o que o Senhor espera de nós, afinal Ele se esmerou totalmente para que entendamos e coloquemos em prática a nova vida em Cristo.
    ......
    Abraços a seu marido e filhas, e que o Senhor os oriente em todos os momentos.
    ......
    Pra vocês um pedaço de uma música dos maluco aqui da Bola de Neve:
    Ligado em Ti, Teus olhos nos meus eu volto a respirar, me entrego mais pois só o Teu Espírito faz meu dia melhor.
    Tu és o motivo de eu me sentir cada vez mais vivo.
    ..
    Belezzzzza Ana!
    Aleluia!

    ResponderExcluir
  5. Oi querida irmã!

    Desculpe-me pela eternide que se passou sem que eu entrasse no seu blog.

    Vejo que perdi muito tempo!

    É minha sister, concordo com este ponto de vista. Deixamos tanto entulho entrar, tantas questões secundárias tomar o foco principal e acabamos por esfriar nossa relação com Ele, que nos é a fonte da vida, o alvo a ser perseguido...

    Voltarei mais vezes... com certeza!

    JC

    ResponderExcluir
  6. Olá! Irmã Ana Claudia, Graça e paz da parte do Senhor Jesus...

    Maravilhoso o seu trabalho neste blog, com mensagens que edificam nossas vidas; parabéns!
    Passei para conhecer, e já estou te seguindo desde já. Estou buscando amantes da Santa Palavra; creio ter encontrado. Convido-lhe a conhecer o meu humilde blog, se gostar siga-me, com certeza seremos bons amigos.

    Deus abençoe a sua vida em nome de Jesus...

    ResponderExcluir
  7. Olá! Amada Irmã Ana Claudia, Graça e Paz...

    Mais uma vez, parabéns pelo seu maravilhoso trabalho; confesso-lhe, que me identifiquei com o seu trabalho, através desta postagem; vendo a forma que você abandonou, creio que propositalmente, a teologia acadêmica, para expressar da maneira mais simples possível, a sua compreensão desta passagem bíblica tão maravilhosa.
    Eu também procuro retratar nos meus textos, quase tudo o que eu leio, não como, academicamente nos ensinam, mas como eu recebo no meu coração, a viva e eficaz Palavra do nosso Deus. Poderia eu discutir sobre teologia, mas prefiro a simplicidade da iluminação do Santo Espírito de Deus.
    Parabéns! Pelo seu trabalho... E muito obrigado, por aceitar o meu convite, para caminharmos juntos, buscando cada vez mais conhecer a verdade em Cristo Jesus.

    Deus abençoe a sua vida e a sua família...

    ResponderExcluir
  8. Graça e Paz querida... estava passeando pelos blogs e me deparei com este maravilhoso texto. Que o Senhor continue te abençoando e te concedendo revelações dos mistérios que estão no coração de Deus. Parabéns pelo Blog.
    Sou nova neste mundo dos bloggeiros, e estou trabalhando em 2 blogs, um de estudos, meditações e atualidades e outro destinado as mulheres. Gostaria de convidá-la a conhecê-los e se for do seu agrado, segui-los. Meus endereços: simonefurtado.blogspot.com /// gmmquadrangularva.blogspot.com.
    Beijos de paz. Pra Simone Furtado

    ResponderExcluir
  9. Paz minha amada,vim retribuir sua visita.obrigado pelo incentivo,seu blog também é muito abençoador,que DEUS continue te usando através dessas msgs edificantes,tenha um fim de semana abençoado que DEUS realize todos os teus sonhos,fé não é uma imaginaçao somente,mas é alimentar seus sonhos e desejos em Cristo Jesus e ter a convicção que o milagre vai acontecer....Fica na paz e um grande beijo no seu coraçao,

    ResponderExcluir
  10. Ana, que mistério é esse com o PAPAI! Você está proibida de fazer qualquer coisa que não seja meditar na Palavra. Sempre te falei do prazer que Deus tem em revelar seus mistérios, por isso amiga, por favor:busque, medite e compartilhe conosco estas palavras nos abençoando, ok.
    Você é muito especial, uma bomba poderosa nas mãos do Senhor TODO PODEROSO! É BENÇÃO!!!
    Te amo viu?
    Foi muito bom estar com vcs!
    Lú (Terê)

    ResponderExcluir